Excesso de Informação 1

Excesso de Informação no Marketing Digital | Como Lidar

O Excesso de Informação no Marketing Digital, tem te sufocado? Começa um curso, com toda a energia e motivação, e quando menos percebe já está assistindo uma “Super Dica de Como Ganhar Dinheiro Em 24h Com Tráfego Orgânico ” ou ainda, “Como Preparar 500 Artigos em 1h”?  Tentador não?

Pois saiba que você não é o único. As informações estão por toda a parte, e isso não é um privilégio do Marketing Digital apenas.

Em todas áreas temos muitos artigos, vídeos, tutoriais, que nos ensinam aquilo que queremos aprender, movidos pela necessidade ou curiosidade. E com a facilidade de acesso à informação por meio de e-books, redes sociais, entre outros, fica evidente que aquele assunto que você quer tanto saber, estará logo ali, a um clique de distância.

A riqueza da informação cria a pobreza da atenção.

Herbert Simon

Excesso de Informação 5

Quando esse fenômeno atrapalha?

Se por um lado, há essa grande facilidade de acesso por meio da internet, por outro essa exposição exagerada a muitos dados pode criar alguns problemas. Principalmente se não houver limite ao que uma pessoa consome em termos de informação.

No caso da web, se você é do tipo que, mesmo estando sempre conectado, sente que deveria estar mais atualizado de tudo o tempo todo, cuidado! Pois poderá estar sofrendo da chamada Síndrome do Excesso de Informação.

Essa angústia típica dos tempos atuais nos permite concluir que, às vezes, saber demais é um problema.

Essa ação desenfreada, tem seu princípio com a sensação de que quanto mais soubermos, mais seguros estamos. Quando na verdade, saber apenas, não produz resultados.

Para ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.

Lao Tsé

Muitos de nós, viemos de outras áreas, temos outras vivências profissionais, mas fomos inspirados pela proposta de poder trabalhar em casa. Inspirados também por administrar nossos horários, estar perto da nossa família, construir o nosso sonho, empreender.

E para iniciar nessa nova etapa da vida, sentimos-nos motivados a aprender tudo o que for possível para que, o quanto antes, venhamos estar preparados para que esse objetivo torne-se real.

Hábito previsível, em pessoas dedicadas, empenhadas e determinadas a vencer os obstáculos como a falta de conhecimento, falta de experiência, e como os desafios compatíveis com um negócio profissional.

Afinal não há desculpas, quando se tem vontade, não é verdade?

Nesse ímpeto, muitas vezes perdemos o foco, como disse inicialmente. Aplicamos nossos esforços para nos dedicar a um curso. Mas nos distraímos com o que julgamos “informações importantes”, e que não estão alinhadas com o nosso propósito inicial.

Dessa forma, dissipamos a nossa energia em várias direções, enquanto poderíamos atingir o alvo com maior intensidade. Caso todos os esforços, fossem direcionados para um único ponto.

Se você se identificou com o que estamos tratando até aqui, recomendo que continue a leitura para saber como se sair bem dessa situação.

Como saber que sofro da Síndrome do Excesso de Informação?

Qualquer problema que enfrentamos pode ser resolvido, e o primeiro passo é reconhecer que ele existe.

Se você apresenta alguns dos sintomas abaixo, é sinal de que também sofre da Síndrome do Excesso de Informação:

  • Por mais conteúdo que consuma, sente-se que está ultrapassado, e precisa de cada vez mais informação;
  • Sente-se culpado por não conseguir ler todos aqueles e-mails, que você assinou a lista, para estar “por dentro” do que está acontecendo no mundo do marketing digital;
  • Constantemente baixa e-books, infográficos, tutoriais pensando que vai ler mais tarde, porque tem a sacada “super-mega-power“, mas no momento não tem tempo pra ler;
  • Baixa aplicativos no celular para se manter informado de tudo, mas só ocupa a memória do aparelho, porque você nem se lembra para que serve o aplicativo;
  • Você começa a preparar o post para divulgar o seu trabalho nas redes sociais, mas aparece a aba do Chat daquele seu amigo, que está te enviando um link de um artigo “super-mega-power“, e você pára tudo pra ver;
  • Busca assistir ao vídeo que trata do assunto que você está estudando para compartilhar com a sua audiência, mas enquanto assiste vê que tem um vídeo novo do seu concorrente falando sobre outro assunto, e você perde a sequência do que estava fazendo para assistir ao vídeo.

Se você se identificou com um ou mais itens mencionados acima (espero que não todos!), você precisa de uma providência urgente, para não falir o seu negócio antes mesmo de começar.

“O aumento excessivo de sons, imagens e a leitura por horas a fio, sem descanso, ou pausa do sistema sensorial, pode levar à exaustão do Sistema Nervoso Central (SNC), ou à Síndrome de Burnout, com o aparecimento de sequelas”
Luiz Vicente Figueira de Mello
Médico Psiquiatra (Ambulatório de Transtornos Ansiosos do Hospital das Clínicas – USP)

 

Como o excesso de informação pode impactar minha saúde?

Identificado o problema, há a necessidade de saber como combatê-lo. Pois além da perda de foco, há redução da produtividade e da capacidade de raciocínio. O excesso de informação, processado acima da capacidade suportada pelo cérebro, pode levar à sua sobrecarga e ao estresse.

Esta situação pode levar a sequelas, como por exemplo: fuga de responsabilidades, isolamento, angústia, ansiedade, entre outras.

Portanto, maior do que a preocupação com a evolução do seu negócio, deve ser a preocupação com a sua saúde neurológica, que pode ficar comprometida, caso não haja uma moderação no consumo de informações.

Segundo Lucas Alvares, orientador do programa de pós-graduação em Neurociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, “o nosso cérebro tem uma capacidade limitada de processamento. Não conseguimos desempenhar de maneira satisfatória um número elevado de tarefas, talvez sejamos capazes de fazer duas coisas só ao mesmo tempo. A memória é vulnerável e suscetível a influências externas”.

 

Conclusão

Toda sorte de informação continuará disponível, devido ao avanço da tecnologia e a busca por resultados cada vez mais assertivos. E sempre em volumes cada vez maiores.

Porém, sabemos agora, o quanto esse excesso interfere não somente no seu negócio, quanto na sua saúde.

Sabemos também, que cuidados simples, podem contribuir para um consumo de informação sadio. Esse consumo produz resultados significativos, de forma que sua interferência seja benéfica.

Assim, entendemos que o problema não está no excesso de informação, mas na forma como lidamos com ele.

Importante salientar, que nós temos o domínio da situação. Temos meios eficazes para que em nenhum momento sejamos dominados por esse excesso.

Para saber mais como o excesso de informação pode afetar sua saúde acesse: http://seunovonegocio.com.br/excesso-de-informacao-no-marketing-digital/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s